Objetivo Geral
A escola vem resgatar a participação ativa da
família na vida das crianças, principalmente voltando-se aos aspectos sócio
educacionais;
·
Provocar melhoria
significativa na ação pedagógica.
·
Estimular o
espírito de aquisição de hábitos sadios e habilidades próprias de sua idade.
Objetivos Específicos.
Orientar os pais quanto ao atendimento
psicológico, pediátrico, oftalmológico, odontológico e fonoaudiologico de
acordo com a necessidade das crianças:
·
Motivar as
crianças a participarem das manifestações sócio-culturais e religiosas da
comunidade:
·
Criar ambiente
próprio a iniciação do teatro infantil, em suas mais diversas modalidades;
·
Incentivar as
crianças a participar de grupo de teatro, coral e dança;
·
Despertar o
prazer pela leitura através de atitudes dinâmicas criativas e participativas;
·
Inserir na rotina
atividades prazerosas, sejam elas individuais ou coletivas;
·
Trabalhar
campanhas de saúde, vacinação e trabalhar as datas nas suas formas culturais;
·
Manter o mesmo
professor por todo ano letivo e de preferência habilitado dentro da sua
formação:
·
Incentivar o
manuseio de livros didáticos no intuito de despertar a criança para leitura.
·
Estimular a
participação dos pais e comunidade nas comemorações da vida da CEI e EMEI.
1.3. A quem se destina.
A E.M.E.I Enfermeira Maria dos Santos,
atende atualmente uma faixa de 81 crianças de 2 a 5 anos de idade,
distribuídas na zona rural, sendo a maioria oriundas de famílias de baixa renda
e de situação socioeconômica bastante precária. busca melhorias para o bem está
da suas crianças, preparar o aluno para o mundo através da difusão dos
conteúdos vivos.O curso de educação infantil, primeira etapa da educação
básica, terá por finalidade o desenvolvimento integral da criança até cinco
anos de idade, em seus aspectos físicos, psicológicos, intelectual e social,
complementando a ação da família e da comunidade.
1.4. Historia da Elaboração
da Proposta Pedagógica.
Vendo a necessidade de melhoria para a
nossa comunidade e tendo a oportunidade de modificar o PPP (projeto político
pedagógico). Reuniu na E.M.E.I. Enfermeira Maria dos Santos, professores, pais
de alunos e representantes da comunidade para juntos elaborar novas propostas.
O projeto político pedagógico constitui-se
na identificação do estabelecimento de ensino, além de caracterizar sua origem
e de ser o elemento que indica o rumo e possibilita a reflexão consciente.
Isto implica na definição de caminhos e
conseqüentemente na necessidade de inovar a ação coletiva e cotidiano dentro de
suas possibilidades.
E é dentro desta perspectiva que a
E.M.E.I. Enfermeira Maria dos Santos vem propor neste, melhorias na ação
pedagógica e que venha apresentar resultados positivos na atuação das
professoras, funcionários, pais e comunidade local, pois temos um único
objetivo que é o sucesso na formação e aprendizagem das nossas crianças.
1.5. Diagnostico da Situação
da Educação Infantil na Localidade
A E.M.E.I. atende uma clientela muito
carente, desde quando foi criada já passou por varias transformação ainda
estamos sofrendo algumas dificuldades, pois o nosso objetivo é o bem estar da
nossas crianças. A comunidade necessita urgente de um berçário para crianças de
zero (0) a dois anos (02), apesar de já funcionar o de dois anos (02), com
muita luta e persistência, devido a necessidade das mães que precisa
trabalhar.A E.M.E.I. atualmente tem um espaço físico razoável, com uma entrada,
secretarias, almoxarifado, brinquedoteca, três salas de aula amplas, um
refeitório, uma cantina com dispensa, uma lavanderia e também temos um espaço
grande para que futuramente teremos um parque para que nossas crianças tenham
uma recreação mais ampla. E já em projeto de uma horta para que usufruímos dos
nossos próprios produtos. Isso é pra logo é só terminar a reforma que já vem
desde 2008.
Agora, surpreendentemente, ela vem se tornando algo na
vida da sociedade. É que, de súbito, nos damos conta de que a vida, já não pode
ser compreendida como assentada apenas no clássico tripé de natureza, do
trabalho e do capital concerto palpável e presente uma urgente ferramenta no
processo de promoção e progresso,. Um fator novo foi descoberto: o saber. Um
saber, porém, mais abrangente, onde conclui: é um grande negócio, pela via da
educação, investir-se, em curto prazo, no homem. E essa é a grande finalidade
da escola para com a comunidade, ela começa a recobrar seu crédito perdido.
1.6. Realidade Socioeconômica
e Cultural da população a que se Destina.
A escola de educação Infantil
Enfermeira Maria dos Santos, localizada na rua Inês Pereira 160, Vila São
Gonçalo – Distrito do Marrocos. Em Juazeiro do Norte Ceará. Nível e modalidade
de Ensino Educação Infantil – Creche, Pré- escolar, com 81 crianças
matriculadas.
Funcionamos no turnos manhã com quatro (04) turmas do Berçário II ao infantil V. Temos seis (06)
professores sendo quatro efetivo,dois (02) temporários, uma merendeiras efetivas uma ASG, temporária pela EAB e dois vigias também temporários pela EAB.
Nossa escola é simples ainda estamos em construção e reforma desde de 2008.
Mais não por falta de persistência e sim devido as burocracias que existe, mais
continuamos tentando até chegar no nosso objetivo que é a melhoria para a
comunidade em geral. E
que atenda as exigências a legislação
educacional estabelecida pelo MEC ( Ministério da educação e cultura ), equipadas adequadamente e que
propicie no surgimento de um ambiente agradável, prazeroso e que por
conseqüência, favoreça o bom aprendizado aos nossos alunos.
1.7. Demanda e metas de atendimento.
.A EMEI Enfermeira Maria dos Santos busca com a
comunidade condições de melhoria para nossas crianças apesar de ser um sonho em
querer algo de bom para a comunidade o
quer propomos aqui esta fortemente ligada por uma origem social mútua. Sobre
tudo a escola publica, tem as mesmas condições materiais, de forma que todos
têm oportunidade para que aprendam, sejam merecedores e que sejam tratados com
dignidade. O que queremos é algo que a comunidade necessita um berçário para
crianças de 0 a
02 anos, computador para a secretaria, um parque para nossas crianças brincar
com mais segurança, brinquedos, ventiladores para as salas de aula, etc. Sem
falar no termino da reforma da EMEI que vem se arrastando desde 2008, mesmo com
essas dificuldade queremos alcançar dentro de um ano.
2 OS
FUNDAMENTOS TEÓRICO
2.1. Quais os fundamentos
teórico
2.2. Qual a concepção de
infância, educação infantil, proposta pedagógica, cultura, sociedade etc.
A Proposta
Curricular da Educação Infantil fundamenta-se na concepção de aprendizagem
histórico-cultural, compreendendo a criança como cidadã desde seu nascimento.
Foi elaborada pelos educadores da Educação infantil, através de muitos estudos
e reflexões, tendo como eixos norteadores o educar e cuidar, a brincadeira, a
organização de espaço, a interação e as linguagens.
Educar e cuidar
são funções indissociáveis na educação infantil. As ações, educativas e de
cuidado, devem ser organizadas para oportunizar a participação da criança,
promovendo sua autonomia, apropriação de conhecimentos, a convivência e o
respeito à diversidade.
Na brincadeira, a criança
expressa seu conhecimento, elaborando novos conceitos. É no brincar, que ela
vivencia momentos de investigação, resolução e enfrentamento de novas
situações.
Assim, a criança
vai percebendo e interagindo no mundo, no qual está inserida. Pois, a
brincadeira desperta na criança, a imaginação, a fantasia, sendo esta a forma
mais efetiva do educando relacionar-se com o mundo.
O
ideal, portanto, seria que, ao estabelecer um plano de ação educacional, ou
seja, bases teóricas -metodológicas, os envolvidos se integrassem às
perspectivas, as experiências e os conhecimentos daqueles que pertencem à
estrutura da escola na busca de mudanças, métodos e objetivos estabelecidos em
conjunto
para que assim pudessem desenvolver dentro da escola um trabalho dirigido e
organizado para juntos com os membros desta comunidade alcançassem o sucesso
administrativo e pedagógico, trazendo os alunos para um ambiente agradável que
possibilitasse com empenho de todos os seguimentos em busca de uma educação de
qualidade.
3.1. A unidade de educação infantil (instalações, uso dos espaços, organização do tempo, critérios para o agrupamento das crianças, relações com as famílias e comunidade etc.)
Segundo o Referencial Nacional para
Educação Infantil os trabalho a serem desenvolvidos estão agrupados nos
seguintes âmbitos de experiências:
*
Formação Pessoal e Social;
*
Conhecimento de mundo.
Ao que se refere á formação pessoal e
social deve-se favorecer, prioritariamente, os
processos de construção da identidade e
da Autonomia da Criança.
*
Compreender o significado da autonomia como desenvolvimento de uma consciência
moral, intelectual e social;
*
Possibilitar uma reflexão sobre os objetivos educacionais, compreendendo a
autonomia como finalidade da educação;
*
Promover a conscientização de que o processo de adaptação é sustentado pelo tripé
criança-família-educador;
* Compreender a importância
da brincadeira na infância, dando ênfase aos aspectos sociais, cognitivos e
afetivos.
3.2. O cotidiano do
trabalho pedagógico (princípios e diretrizes metodológicas, eixos que organizam
o trabalho pedagógico, organização do cotidiano, mecanismos de avaliação do
trabalho etc.)
No
tocante ao eixo de trabalhos no âmbito do conhecimento de mundo deve-se
prioritariamente, inserir no currículo da educação infantil:
Movimento;
Músicas;
Artes Visuais;
Linguagem Oral e escrita;
Natureza e sociedade;
Matemática.
* MOVIMENTO
A prática educativa será organizada de forma
que as crianças desenvolvam as seguintes capacidades:
a) Familiarizar-se
com a imagem do próprio corpo;
b) Explorar as
possibilidades de gestos corporais para expressar-se nas brincadeiras e nas
demais situações de interação;
c) Deslocar-se
com destreza progressiva no espaço ao andar, correr, pular, etc. desenvolvendo
atitudes de confiança nas próprias capacidades motoras;
d) Ampliar as
possibilidades expressivas do próprio movimento, utilizando gestos diversos e o
ritmo corporal nas suas brincadeiras, danças jogos e demais situações de
interação;
e) Explorar
diferentes qualidades e dinâmicas do movimento, como força, velocidade,
resistência e flexibilidade, conhecendo gradativamente os limites e as
potencialidades de seu corpo;
f) Controlar
gradualmente o próprio movimento, aperfeiçoando seus recursos de deslocamento e
ajustando suas habilidades motoras para utilização em jogos, brincadeiras,
danças e demais situações;
g) Apropria-se
progressivamente da imagem global de seu corpo, conhecendo e identificando seus
segmentos e elementos, desenvolvendo cada vez mais uma atitude de interesse e
cuidado com próprio corpo.
* MÚSICA
O
trabalho com a Música será organizado de forma que as crianças desenvolvam as
seguintes capacidades:
a)
Ouvir, perceber e discriminas eventos sonoros diversos, fontes sonoras e
produções musicais;
b)
Brincar com a musicar imitar, inventar e reproduzir criações música;
c)
Explorar e identificar elementos da música para se expressar, interagir com os
outros seu conhecimento de mundo;
d)
Perceber e expressar sentimentos e pensamentos, por meio de improvisação,
composição musical.
*
ARTE VISUAIS
A prática de
aprendizagem em arte, garantida oportunidade para que as crianças sejam capazes
de:
a) Ampliar o
conhecimento de mundo que possuem, manipulando diferentes objetos e materiais,
explorando sua características, propriedades e possibilidades de manuseio e
entrando em contato com formas diversas de expressão artística;
b) Utilizar
diversos materiais gráficos e plásticos sobre diferentes superfícies para
ampliar sua possibilidade de expressão e comunicação;
c) Interessar-se
pelas próprias produções, pelas de outras crianças e peles diversas obras
artísticas (regionais ou internacionais) com as quais entre em contato,
ampliando seu conhecimento de mundo e cultura;
d)
Produzir trabalhos de arte, utilizando a linguagem do
desenho, da pintura da modelagem, da colagem da construção desenvolvendo o
gosto, o cuidado e respeito pelo processo de produção e criação.
* LINGUAGEM ORAL
E ESCRITA
A Prática pedagógica será organizada de forma a promover as seguintes
capacidades
nas criança:
a) Participar de
várias situações de comunicação oral, para interagir e expressar desejos,
necessidades e sentimentos por meio da linguagem oral, contando suas vivências;
b) Interessar-se
pela leitura de historias;
c) Familiarizar-se
aos poucos com a escrita por meio de participação em situação nas quais ela se
faz necessária e de contato cotidiano com livros, revistas, historias em
quadrinhos, etc.;
d) Ampliar
gradativamente suas possibilidades de comunicação e expressão, interessando-se
por conhecer vários gêneros orais e escritos e participando de diversas
situações de intercâmbio social nas quais possa contar suas vivências, ouvir de
outras pessoas, elaborar e responder perguntas;
e) Familiarizar-se
com a escrita por meio de manuseios de livros, revistas e outros portadores de
texto e de vivência das diversas situações nas quais seu uso se faça
necessária;
f) Escutar textos
lidos, apreciando a leitura feita pelo professor;
g) Interessar-se
por escrever palavras e textos ainda que não de forma convencional;
h) Reconhecer seu
nome escrito, sabendo identificá-lo diversas situações do cotidiano;
i) Escolher os
livros para ler e apreciar.
j) Envolver-se em
práticas de leitura nas chamadas roda de leitura, cotação de historias, leitura de livros, sistema de
mala de leitura, casinhas de leituras, mostra literária, brincadeiras com
livros, confecção própria de livros e historias infantis proporcionando o
pensar, o agir, a fala, a expressão.
* NATUREZA E SOCIEDADE
A ação
educativa será organizada para que as crianças no final da pré-escola
tenham desenvolvido as seguintes capacidades:
a) Explorar o
ambiente, para que possa se relacionar com as pessoas, estabelecer contato com
pequenos animais, com as pessoas, diversos, manifestando curiosidade e
interesse;
b) Interessar-se
e mostrar curiosidade pelo mundo social e natural, formulando perguntas,
imaginando soluções para compreendê-lo, informações e confrontando idéias;
c) Estabelecer
algumas relações entre o modo de vida característico do sue grupo social e de
outros grupos;
d) Estabelecer
algumas relações entre o meio ambiente e as formas de vida que ali se
estabelecem, valorizando sua importância para a preservação das espécies e para
a qualidade de vida humana.
* MATEMÁTICA
A abordagem da matemática na educação infantil tem como finalidade
proporcionar o
portunidades para que as crianças desenvolvam a capacidade de:
a) Estabelecer
aproximações a algumas noções matemáticas presentes no seu cotidiano, como
contagem, relações espaciais, temporais, grandeza. Geometria, etc.;
b) Reconhecer e
valorizar os números, as contagens orais e as noções espaciais como ferramentas
necessárias no seu cotidiano;
c) Comunicar
idéias matemáticas, hipóteses, processos utilizados e resultados encontrados em
situações-problema relativas a quantidade, espaço físico e medida, utilizando a
linguagem oral e linguagem matemática;
d) Ter confiança
em sua própria estratégia e na sua capacidade para lidar com situações
matemáticas novas, utilizando seus conhecimentos prévios.
e) Ter noções de
tempo (hora, dia, semana, mês, ano).
* TEMAS TRANSVERSAIS
a) Meio ambiente;
b) Higiene/Saúde
– Epidemias locais (Dengue, leshmaniose, verminose, hanseníase, etc.);
c) Pluralidade
cultural;
d) Ética;
* ORGANIZAÇÃO DAS SALAS DE AULA
As salas de aula da educação infantil
serão organizadas da seguinte forma:
CRECHES:Infantil II – crianças de 02 ano , funcionando apenas em uma sala.
Infantil III - Crianças de 03 anos.
PRÉ-ESCOLAR:
Infantil IV-Crianças de 04 anos.
Infantil V
- Crianças de 05 ano.
As crianças do Infantil II terão horário
de oito horas de 8:00 ás 11: 00
h as demais turmas horários parcial de
quatro horas diárias no período matutino de 7:00 ás 11:00 h e vespertino de
13:00ás 17:00h.
O BRINCAR NA PROPOSTA PEDAGÓGICA
Os jogos e as
brincadeiras, como atividades presentes na vida infantil, proporcionam uma conecção
entre as crianças e o mundo ajudando-as na construção de saberes, que irão
incentivar a criança na constituição de conhecimentos e desenvolvendo
habilidades. Desta forma, a brincadeira infantil é algo que pertence à criança
e, por isso se constitui como um dos meios mais eficazes para que ela se
desenvolva e a escola possa cumprir sua função social.
Para as
crianças de até 03 anos deverá ser desenvolvido o conteúdo expressividade, por
meio de brincadeiras ritmadas e de roda, mímicas e gestos, canções de
ninar, canto e movimento, pois estas atividades propiciam o conhecimento do
corpo, o desenvolvimento da capacidade de expressão e os movimentos inerentes à
dança.
CRIANÇAS DE 04 E 05 ANOS
Às crianças
maiores, de 4 a
5 anos de idade, propõem as danças regionais, cirandas e brincadeiras de roda e
outras atividades, visto que essas atividades possibilitam a realização de
movimentos rítmicos e expressivos, além da socialização das crianças. Uma das
sugestões para se trabalhar com a dança é a partir da organização de projetos
em que as crianças possam aprender a origem e a história da dança; seus passos,
a confecção de convites e cartazes, dentre outras atividades.
A literatura infantil deve
fazer parte das leituras do professor e ser apreciada por este, uma vez que não
seria significativa para a criança a leitura de um texto do qual o professor
não gostasse ou não o conhecesse. Portanto, o professor deve sempre estar
familiarizado com as histórias que serão trabalhadas na sala de aula e, além
disso, deve sempre buscar conhecer novas leituras, pois assim estará aumentando
seu repertório, criando um leque de possibilidades para a realização das cotações
ou leituras de histórias.
É importante ressaltar que o
professor não precisa atuar sempre como um contador de história, ou seja, não é
preciso que ele memorize as histórias, pois isso certamente seria um trabalho
árduo para a maioria dos professores, que já tem o seu dia bastante atribulado.
Ele pode ser perfeitamente um ótimo leitor de história; basta que, como já foi
dito, conheça a obra que será lida e se prepare previamente para a realização
da leitura mediando o encontro da criança com o texto. Todavia é imprescindível
que o professor seja capaz de criar, improvisar e de instigar a curiosidade,
estimulando, assim, a imaginação, para que as crianças construam suposições a
respeito do final do texto, “prendendo” a atenção delas do início ao fim,
através do divertimento que a atividade promove.
ORGANIZAÇÃO DO
COTIDIANO
A rotina
representa a estrutura sobre a qual será organizado o tempo didático, ou seja,
tempo de trabalho educativo realizado
com as criança. Deve envolver os cuidados, as brincadeiras e as situações de
aprendizagem orientadas.
Considera-se
atividades permanentes, entre outras:
a) Brincadeiras
no espaço externo e interno;
b) Roda de
histórias;
c) Roda de
conversas;
d) Ateliês ou
oficina de desenhos, pintura, modelagem, recortes, colagens, músicas;
e) Atividades
diversificadas por ambientes organizados por temas ou materiais á escolha da
criança, incluindo momentos para que as crianças possam ficar sozinhas se assim
o desejarem;
f) Cuidados com o
corpo (escovar dentes, cortas unhas, banho,).
g) Organização de
cantinhos: da leitura, da ciência e dos brinquedos;
h) Merenda
Escolar;
i) Recreação e
jogos;
j) Aquisição de
conhecimento;
k) Avaliação
diagnóstica contínua e sistemática do aprendizado.
PROJETOS DE TRABALHO
A proposta da
Educação Infantil da E.M.E.I. Enfermeira Maria dos Santos alem do ensino
convencional, trabalhar com projetos pedagógicos.
Os projetos pedagógicos são conjuntos
de atividades que trabalham com conhecimentos específicos construídos a partir
de um dos eixo de trabalho que se organizam ao redor de um problema para
resolver ou um produto final que se quer obter. Possui uma duração que pode
variar conforme o objetivo, o desenrolar das várias etapas, o desejo e o
interesse das crianças pelo assunto
tratado.
A Característica principal dos projetos
é a visibilidade final do produto e a solução do problema compartilhado com as
crianças. Ao final um projeto, pode-se dizer que a criança aprendeu porque teve
uma intensa participação que envolveu a resolução de problemas de natureza
diversas.( Como as datas comemorativa que trabalhamos durante o mês).
Soma-se todas essas características
mais uma, ligado ao caráter lúdico que os projetos na educação infantil têm. Os
projetos propostos para o ano em curso, entre outros, são:
1.
PÁSCOA
2.
HIGIENE CORPORAL E BUCAL
3.
MEIO AMBIENTE.
4.
RECREAÇÃO.
5.
BRINCANDO E APRENDENDO COM A ARTE
6.
SEMANA DA CRIANÇA
7.
FAMÍLIA.
8.
FESTAS JUNINAS
9.
CULTURA.
10.
TRÂNSITO.
11.
TRABALHAR O DIA DO ÍNDIO
12.
NATAL.
Além dos
projetos citados, a Educação Infantil, desenvolverá, durante todo o ano o
projeto “ Brincando e Aprendendo com a
Arte”, inserido em todos os conteúdos trabalhados.
OBSERVAÇÃO, REGISTRO E
AVALIAÇÃO FORMATIVA.
A Lei de
Diretrizes e bases da educação, sancionada em dezembro de 1996, estabelece, na
seção II, referente á educação infantil, art. 31 que: “... A avaliação far-se-á
mediante o acompanhamento e registro
de seu desenvolvimento, sem objetivo de promoção, mesmo para o acesso ao ensino
fundamental”.
A avaliação é entendida,
prioritariamente, como um conjunto de ações que auxiliam o professor a refletir
sobre as condições de aprendizagem oferecidas e ajustar sua prática ás necessidades colocadas
pelas crianças. Tem como função acompanhar, orientar, regular e redirecionar o
processo de ensino aprendizagem como um todo.
Nesse sentido, professores e
coordenadores avaliarão durante todo o ano os alunos, identificando o nível da
escrita, segundo a concepção de Emília Ferreiro, dando ênfase aos alunos do
Infantil V, preparando-os para o ingresso no Ensino fundamental.
A turma do Infantil V participará de uma
provinha, que será aplicada no mês
de Novembro, com o objetivo de avaliar o nível de aprendizagem das crianças de
05 anos.
OS RECURSOS MATERIAIS E HUMANOS
Têm presença obrigatória e
são cuidadosamente planejados para que sua utilização e ações realizadas
atendam as expectativas e anseios da comunidade INTRA e EXTRA- ESCOLAR.
DOS PRÉDIOS,
EQUIPAMENTOS E INSTALAÇÕES.
A adequação do espaço físico, bem como os
equipamentos e instalações, fazem parte da luta constante e tornam-se
prioridades para que se tornem coerentes com necessidades á realidade da
educação infantil.
OS RECURSOS MATERIAIS
Os recursos materiais,
didático-pedagógicos, utilizados e pré-escolas são adquiridos da seguinte
forma:
a) Aquisição de
material com recursos da Prefeitura Municipal de Juazeiro do Norte e Secretaria
de Educação.
b) Aquisição de
material através de parcerias e doações.
c) Recursos do PDDE, verba do governo
Federal para complementar as escolas públicas.
RECURSOS
MATERIAIS, DIDÁTICOS, PARA SEREM ADQUIRIDOS
COM RECURSOS DA
PREFEITURA MUNICIPAL DE JUAZEIRO DO NORTE.
·
Livros didáticos e paradidático;
·
Fantoches;
·
Jogos pedagógicos;
·
DVD;
·
Quadro negro;
·
Giz
·
Apagador.
·
Lápis Grafite e colorido;
·
Giz de cera;
·
Massa de modelar;
·
Cadernos,
·
Cola branca ;
·
Estêncil
·
Álcool para estêncil;
·
Papel ofício, crepom, madeira, veludo, laminado, dúplex,
dupla fase, etc.;
·
Tinta guache;
·
Envelopes;
·
Borrachas;
·
Apontador;
·
Tesouras;
·
Pincel atômico e de pelo;
·
Cartolina
·
Isopor
·
Cola para isopor, etc
4.
POLÍTICA DE VALORIZAÇÃO E PROFISSIONALIZAÇÃO DOS RECURSOS HUMANOS
Garantia de formação inicial
com o mínimo exigido pela LDB-Lei de Diretrizes e Bases Nº. 9.394/96 para as
professoras da Educação infantil, modalidade normal, ou pro – infantil.
Garantia de admissão dos
professores por meio de concurso público de prova de conhecimento e de títulos
conforme exigência da Constituição Federal de 1988.
Garantia de órgão executivo
que possibilite ao sistema de educação do município de supervisionar,
acompanhar, avaliar o funcionamento de creches e pré-escola, através de visitas
sistemáticas de técnicos para observação e registro de avanços e dificuldades
do processo pedagógico, assim como o acompanhamento da Diretora Administrativa
da E.M.E.I. dos Santos.
4.1. POLÍTICA DE RECURSOS HUMANOS QUADRO DE PESSOAL (Incluindo
escolaridade e atribuições )
A EMEI atualmente funciona com um
grupo de pessoas envolvidos direto ou indiretamente para o crescimento da nossa
entidade, atualmente o quadro pessoal vem de:
02 -
Vigias
01 - ASG
02 - Merendeiras
08 - Professores
01 - Diretora administrativa
O nível de escolaridade dos
vigias, merendeira e ASG são todos de ensino médio, já os professores todos tem
nível superior e outro já pos- graduado. Todos dentro da Educação infantil.
- O sistema de organização da escola
Os níveis de ensino da Escola de
Educação Infantil Enfermeira Maria dos Santos está distribuído em: Creche
(Infantil II (Berçário II) , Crianças de 2 anos) Pré-Escola (Infantil III/ Maternal, infantil IV /Jardim I infantil V/ Jardim II)
Turma
|
N° de Alunos
|
Professores
|
Formação
|
Infantil
II
(
Berçário)
|
20
|
Cicera
Alves Soares
Sidia
Lobo Calou
|
Historia
_ Pós- Graduada
Bilogia_Pós–Graduadaem
Psicodapedago
|
Infantil
lIII “A””
|
18
|
AnnyCataryna
da Silva Santos
Alcildeny Lopes
Pereira
|
Educação
Física Pós-Graduada
Historia- Pós Graduada Em
Ed. Infantil
|
Infantil
III “B”
|
12
|
Ana
Chirlhys Macedo dos Santos
|
Português
– Pos- formação
|
Infantil
IV “A”
|
16
|
Josefa
Gomes dos Santos
|
Matemática
– Pós Graduada
|
Infantil IV “B”
|
14
|
Lucia
Inácio Barbosa
|
Historia
– Pós Graduada Em Ed. Infantil
|
Infantil
V
|
16
|
Ana
Chirlhys dos Santos
|
Português-
Pos- Formação
|
,
PARCERIA COM
AS FAMÍLIAS
O Estatuto da Criança e do adolescente
reafirma, em seu termos, que a família é a primeira instituição social
responsável pela efetivação dos direitos básicos da criança. Cabe, portanto, A
E.M.E.I. Enfermeira Maria dos Santos, estabelecer um diálogo aberto com as
famílias, considerando-as como parceiras e interlocutores no processo educativo
infantil.
Para manter essa parceria com as famílias a E.M.E.I. Enfermeira Maria
dos Santos constituiu a APM Associação de Pais e Mestres da Escola que é
formado com membro do corpo docente e funcionários, bem como de representantes
da comunidade. A Associação de Pais e Mestres é um elo de ligação para o
diálogo assim como estabelecer as prioridades da escola para que possa ser
atendida toda a necessidade nela existente.
Além desta associação, no trabalha de rotina da creche e pré-escola, há
comunicação entre professores, criança e família, como uma atividade ativa e
bem informal.
Todos os dias as mães deixam seus
filhos na porta da sala, trocam
informações com a escola, são convidadas para apreciarem os trabalhos de
seus filhos, festividades, bem como para a culminância de projetos executados
pelos mesmos.
PARCERIAS COM
ONG’ E ORG’S
A Educação Infantil manterá articulação
com outras instâncias que são responsáveis pela construção conjunta de
políticas para a infância tais como:
- Assistência
social – secretaria do trabalho e Ação Social e Conselho Tutelar que
atende ás famílias das crianças de zero á cinco anos. Com ações proposta nas
áreas: do social, da educação e da saúde Essas parcerias que buscam trabalhar
as relações afetivas
existentes nos núcleos familiares; Possibilitar o estímulo e a valorização da
capacidade funcional das famílias envolvidas, de modo a elevar sua auto-estima,
facilitar a vivência grupal de modo a oportunizar a descoberta de seus valores,
sua identidade e suas potencialidades como forma de aprimorar as relações
humanas.
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