PPP - Projeto Politico Pedagogico


Objetivo Geral

  A escola vem resgatar a participação ativa da família na vida das crianças, principalmente voltando-se aos aspectos sócio educacionais;

·        Provocar melhoria significativa na ação pedagógica.
·        Estimular o espírito de aquisição de hábitos sadios e habilidades próprias de sua idade.

Objetivos Específicos.


   Orientar os pais quanto ao atendimento psicológico, pediátrico, oftalmológico, odontológico e fonoaudiologico de acordo com a necessidade das crianças:

·        Motivar as crianças a participarem das manifestações sócio-culturais e religiosas da comunidade:
·        Criar ambiente próprio a iniciação do teatro infantil, em suas mais diversas modalidades; 
·        Incentivar as crianças a participar de grupo de teatro, coral e dança;
·        Despertar o prazer pela leitura através de atitudes dinâmicas criativas e participativas;
·        Inserir na rotina atividades prazerosas, sejam elas individuais ou coletivas;
·        Trabalhar campanhas de saúde, vacinação e trabalhar as datas nas suas formas culturais;
·        Manter o mesmo professor por todo ano letivo e de preferência habilitado dentro da sua formação:
·        Incentivar o manuseio de livros didáticos no intuito de despertar a criança para leitura.
·        Estimular a participação dos pais e comunidade nas comemorações da vida da CEI e EMEI. 

1.3. A quem se destina.
      
        A E.M.E.I Enfermeira Maria dos Santos, atende atualmente uma faixa de 81 crianças de 2 a 5 anos de idade, distribuídas na zona rural, sendo a maioria oriundas de famílias de baixa renda e de situação socioeconômica bastante precária. busca melhorias para o bem está da suas crianças, preparar o aluno para o mundo através da difusão dos conteúdos vivos.O curso de educação infantil, primeira etapa da educação básica, terá por finalidade o desenvolvimento integral da criança até cinco anos de idade, em seus aspectos físicos, psicológicos, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade.



1.4. Historia da Elaboração da Proposta Pedagógica.

     Vendo a necessidade de melhoria para a nossa comunidade e tendo a oportunidade de modificar o PPP (projeto político pedagógico). Reuniu na E.M.E.I. Enfermeira Maria dos Santos, professores, pais de alunos e representantes da comunidade para juntos elaborar novas propostas.
     O projeto político pedagógico constitui-se na identificação do estabelecimento de ensino, além de caracterizar sua origem e de ser o elemento que indica o rumo e possibilita a reflexão consciente.
      Isto implica na definição de caminhos e conseqüentemente na necessidade de inovar a ação coletiva e cotidiano dentro de suas possibilidades.
       E é dentro desta perspectiva que a E.M.E.I. Enfermeira Maria dos Santos vem propor neste, melhorias na ação pedagógica e que venha apresentar resultados positivos na atuação das professoras, funcionários, pais e comunidade local, pois temos um único objetivo que é o sucesso na formação e aprendizagem das nossas crianças. 

1.5. Diagnostico da Situação da Educação Infantil na Localidade 

       A E.M.E.I. atende uma clientela muito carente, desde quando foi criada já passou por varias transformação ainda estamos sofrendo algumas dificuldades, pois o nosso objetivo é o bem estar da nossas crianças. A comunidade necessita urgente de um berçário para crianças de zero (0) a dois anos (02), apesar de já funcionar o de dois anos (02), com muita luta e persistência, devido a necessidade das mães que precisa trabalhar.A E.M.E.I. atualmente tem um espaço físico razoável, com uma entrada, secretarias, almoxarifado, brinquedoteca, três salas de aula amplas, um refeitório, uma cantina com dispensa, uma lavanderia e também temos um espaço grande para que futuramente teremos um parque para que nossas crianças tenham uma recreação mais ampla. E já em projeto de uma horta para que usufruímos dos nossos próprios produtos. Isso é pra logo é só terminar a reforma que já vem desde 2008.
Agora, surpreendentemente, ela vem se tornando algo na vida da sociedade. É que, de súbito, nos damos conta de que a vida, já não pode ser compreendida como assentada apenas no clássico tripé de natureza, do trabalho e do capital concerto palpável e presente uma urgente ferramenta no processo de promoção e progresso,. Um fator novo foi descoberto: o saber. Um saber, porém, mais abrangente, onde conclui: é um grande negócio, pela via da educação, investir-se, em curto prazo, no homem. E essa é a grande finalidade da escola para com a comunidade, ela começa a recobrar seu crédito perdido.


1.6. Realidade Socioeconômica e Cultural da população a que se Destina.
   

         A escola de educação Infantil Enfermeira Maria dos Santos, localizada na rua Inês Pereira 160, Vila São Gonçalo – Distrito do Marrocos. Em Juazeiro do Norte Ceará. Nível e modalidade de Ensino Educação Infantil – Creche, Pré- escolar, com 81 crianças matriculadas.
        Funcionamos no turnos manhã  com quatro (04) turmas do Berçário II ao infantil V. Temos seis (06) professores sendo quatro efetivo,dois (02) temporários, uma merendeiras efetivas uma ASG, temporária pela EAB e dois vigias também temporários pela EAB. Nossa escola é simples ainda estamos em construção e reforma desde de 2008. Mais não por falta de persistência e sim devido as burocracias que existe, mais continuamos tentando até chegar no nosso objetivo que é a melhoria para a comunidade em geral. E que  atenda as exigências a legislação educacional estabelecida pelo MEC (  Ministério da educação e cultura ), equipadas adequadamente e que propicie no surgimento de um ambiente agradável, prazeroso e que por conseqüência, favoreça o bom aprendizado aos nossos alunos.
  

1.7. Demanda e metas de atendimento.  

.A EMEI Enfermeira Maria dos Santos busca com a comunidade condições de melhoria para nossas crianças apesar de ser um sonho em querer algo de bom para a comunidade  o quer propomos aqui esta fortemente ligada por uma origem social mútua. Sobre tudo a escola publica, tem as mesmas condições materiais, de forma que todos têm oportunidade para que aprendam, sejam merecedores e que sejam tratados com dignidade. O que queremos é algo que a comunidade necessita um berçário para crianças de 0 a 02 anos, computador para a secretaria, um parque para nossas crianças brincar com mais segurança, brinquedos, ventiladores para as salas de aula, etc. Sem falar no termino da reforma da EMEI que vem se arrastando desde 2008, mesmo com essas dificuldade queremos alcançar dentro de um ano.


2  OS  FUNDAMENTOS TEÓRICO                                                                                            

2.1. Quais os fundamentos teórico                                                                                             
2.2. Qual a concepção de infância, educação infantil, proposta pedagógica, cultura, sociedade etc.
    
              A Proposta Curricular da Educação Infantil fundamenta-se na concepção de aprendizagem histórico-cultural, compreendendo a criança como cidadã desde seu nascimento. Foi elaborada pelos educadores da Educação infantil, através de muitos estudos e reflexões, tendo como eixos norteadores o educar e cuidar, a brincadeira, a organização de espaço, a interação e as linguagens.
                    Educar e cuidar são funções indissociáveis na educação infantil. As ações, educativas e de cuidado, devem ser organizadas para oportunizar a participação da criança, promovendo sua autonomia, apropriação de conhecimentos, a convivência e o respeito à diversidade.
                    Na brincadeira, a criança expressa seu conhecimento, elaborando novos conceitos. É no brincar, que ela vivencia momentos de investigação, resolução e enfrentamento de novas situações.
                    Assim, a criança vai percebendo e interagindo no mundo, no qual está inserida. Pois, a brincadeira desperta na criança, a imaginação, a fantasia, sendo esta a forma mais efetiva do educando relacionar-se com o mundo.
            O ideal, portanto, seria que, ao estabelecer um plano de ação educacional, ou seja, bases teóricas -metodológicas, os envolvidos se integrassem às perspectivas, as experiências e os conhecimentos daqueles que pertencem à estrutura da escola na busca de mudanças, métodos e objetivos estabelecidos em

conjunto para que assim pudessem desenvolver dentro da escola um trabalho dirigido e organizado para juntos com os membros desta comunidade alcançassem o sucesso administrativo e pedagógico, trazendo os alunos para um ambiente agradável que possibilitasse com empenho de todos os seguimentos em busca de uma educação de qualidade.

3. ESTRUTURA, ORGANIZAÇÃO E FUNCIONAMENTO DA UNIDADE DE EDUCAÇÃO INFANTIL.
3.1. A unidade de educação infantil (instalações, uso dos espaços, organização do tempo, critérios para o agrupamento das crianças, relações com as famílias e comunidade etc.)
         Segundo o Referencial Nacional para Educação Infantil os trabalho a serem desenvolvidos estão agrupados nos seguintes âmbitos de experiências:
       
* Formação Pessoal e Social;
* Conhecimento de mundo.          
        Ao que se refere á formação pessoal e social deve-se favorecer, prioritariamente, os 
        processos de construção da identidade e da Autonomia da Criança.
      
* Compreender o significado da autonomia como desenvolvimento de uma consciência moral, intelectual e social;
* Possibilitar uma reflexão sobre os objetivos educacionais, compreendendo a autonomia como finalidade da educação;
* Promover a conscientização de que o processo de adaptação é sustentado pelo tripé criança-família-educador;
* Compreender a importância da brincadeira na infância, dando ênfase aos aspectos sociais, cognitivos e afetivos. 
3.2.  O cotidiano do trabalho pedagógico (princípios e diretrizes metodológicas, eixos que organizam o trabalho pedagógico, organização do cotidiano, mecanismos de avaliação do trabalho etc.)
No tocante ao eixo de trabalhos no âmbito do conhecimento de mundo deve-se prioritariamente, inserir no currículo da educação infantil:
   
 Movimento;
  Músicas;
 Artes Visuais;
  Linguagem Oral e escrita;


 Natureza e sociedade;
 Matemática.

* MOVIMENTO 

   A prática educativa será organizada de forma que as crianças desenvolvam as seguintes capacidades:

a)     Familiarizar-se com a imagem do próprio corpo;       
b)    Explorar as possibilidades de gestos corporais para expressar-se nas brincadeiras e nas demais situações de interação;
c)     Deslocar-se com destreza progressiva no espaço ao andar, correr, pular, etc. desenvolvendo atitudes de confiança nas próprias capacidades motoras;
d)    Ampliar as possibilidades expressivas do próprio movimento, utilizando gestos diversos e o ritmo corporal nas suas brincadeiras, danças jogos e demais situações de interação;
e)     Explorar diferentes qualidades e dinâmicas do movimento, como força, velocidade, resistência e flexibilidade, conhecendo gradativamente os limites e as potencialidades de seu corpo;
f)      Controlar gradualmente o próprio movimento, aperfeiçoando seus recursos de deslocamento e ajustando suas habilidades motoras para utilização em jogos, brincadeiras, danças e demais situações;
g)     Apropria-se progressivamente da imagem global de seu corpo, conhecendo e identificando seus segmentos e elementos, desenvolvendo cada vez mais uma atitude de interesse e cuidado com próprio corpo.

 * MÚSICA

O trabalho com a Música será organizado de forma que as crianças desenvolvam as seguintes capacidades:
a) Ouvir, perceber e discriminas eventos sonoros diversos, fontes sonoras e produções musicais;
b) Brincar com a musicar imitar, inventar e reproduzir criações música;
c) Explorar e identificar elementos da música para se expressar, interagir com os outros seu conhecimento de mundo;
d) Perceber e expressar sentimentos e pensamentos, por meio de improvisação, composição musical.

* ARTE VISUAIS

A prática de aprendizagem em arte, garantida oportunidade para que as crianças sejam capazes de:
a)     Ampliar o conhecimento de mundo que possuem, manipulando diferentes objetos e materiais, explorando sua características, propriedades e possibilidades de manuseio e entrando em contato com formas diversas de expressão artística;
b)    Utilizar diversos materiais gráficos e plásticos sobre diferentes superfícies para ampliar sua possibilidade de expressão e comunicação;
c)     Interessar-se pelas próprias produções, pelas de outras crianças e peles diversas obras artísticas (regionais ou internacionais) com as quais entre em contato, ampliando seu conhecimento de mundo e cultura;
d)      Produzir trabalhos de arte, utilizando a linguagem do desenho, da pintura da modelagem, da colagem da construção desenvolvendo o gosto, o cuidado e respeito pelo processo de produção e criação.

* LINGUAGEM ORAL E ESCRITA

       A Prática pedagógica será organizada de forma a promover as seguintes capacidades     
       nas criança:
      
a)     Participar de várias situações de comunicação oral, para interagir e expressar desejos, necessidades e sentimentos por meio da linguagem oral, contando suas vivências;
b)    Interessar-se pela leitura de historias;
c)     Familiarizar-se aos poucos com a escrita por meio de participação em situação nas quais ela se faz necessária e de contato cotidiano com livros, revistas, historias em quadrinhos, etc.;
d)    Ampliar gradativamente suas possibilidades de comunicação e expressão, interessando-se por conhecer vários gêneros orais e escritos e participando de diversas situações de intercâmbio social nas quais possa contar suas vivências, ouvir de outras pessoas, elaborar e responder perguntas;
e)     Familiarizar-se com a escrita por meio de manuseios de livros, revistas e outros portadores de texto e de vivência das diversas situações nas quais seu uso se faça necessária;
f)      Escutar textos lidos, apreciando a leitura feita pelo professor;
g)     Interessar-se por escrever palavras e textos ainda que não de forma convencional;
h)     Reconhecer seu nome escrito, sabendo identificá-lo diversas situações do cotidiano;
i)       Escolher os livros para ler e apreciar.
j)       Envolver-se em práticas de leitura nas chamadas roda de leitura, cotação  de historias, leitura de livros, sistema de mala de leitura, casinhas de leituras, mostra literária, brincadeiras com livros, confecção própria de livros e historias infantis proporcionando o pensar, o agir, a fala, a expressão.

* NATUREZA E SOCIEDADE

A ação educativa será organizada para que as crianças no final da pré-escola tenham desenvolvido as seguintes capacidades:

a)     Explorar o ambiente, para que possa se relacionar com as pessoas, estabelecer contato com pequenos animais, com as pessoas, diversos, manifestando curiosidade e interesse;
b)    Interessar-se e mostrar curiosidade pelo mundo social e natural, formulando perguntas, imaginando soluções para compreendê-lo, informações e confrontando idéias;
c)     Estabelecer algumas relações entre o modo de vida característico do sue grupo social e de outros grupos;
d)    Estabelecer algumas relações entre o meio ambiente e as formas de vida que ali se estabelecem, valorizando sua importância para a preservação das espécies e para a qualidade de vida humana.


* MATEMÁTICA

       A abordagem da matemática na educação infantil tem como finalidade proporcionar o   
       portunidades para que as crianças desenvolvam a capacidade de:

a)     Estabelecer aproximações a algumas noções matemáticas presentes no seu cotidiano, como contagem, relações espaciais, temporais, grandeza. Geometria, etc.;
b)    Reconhecer e valorizar os números, as contagens orais e as noções espaciais como ferramentas necessárias no seu cotidiano;
c)     Comunicar idéias matemáticas, hipóteses, processos utilizados e resultados encontrados em situações-problema relativas a quantidade, espaço físico e medida, utilizando a linguagem oral e linguagem matemática;
d)    Ter confiança em sua própria estratégia e na sua capacidade para lidar com situações matemáticas novas, utilizando seus conhecimentos prévios.
e)     Ter noções de tempo (hora, dia, semana, mês, ano).







* TEMAS TRANSVERSAIS

a)     Meio ambiente;
b)    Higiene/Saúde – Epidemias locais (Dengue, leshmaniose, verminose, hanseníase, etc.);
c)     Pluralidade cultural;
d)    Ética;
                                    
* ORGANIZAÇÃO DAS SALAS DE AULA

As salas de aula da educação infantil serão organizadas da seguinte forma:
CRECHES:
 Infantil  II  – crianças de 02 ano , funcionando apenas em uma sala.
Infantil III - Crianças de 03 anos.
PRÉ-ESCOLAR:
Infantil IV-Crianças de 04 anos.
Infantil V - Crianças de 05 ano.         

As crianças do Infantil II  terão horário  de oito horas  de 8:00 ás 11: 00 h  as demais turmas horários parcial de quatro horas diárias no período matutino de 7:00 ás 11:00 h e vespertino de 13:00ás 17:00h.

O BRINCAR NA PROPOSTA PEDAGÓGICA
                  Os jogos e as brincadeiras, como atividades presentes na vida infantil, proporcionam uma conecção entre as crianças e o mundo ajudando-as na construção de saberes, que irão incentivar a criança na constituição de conhecimentos e desenvolvendo habilidades. Desta forma, a brincadeira infantil é algo que pertence à criança e, por isso se constitui como um dos meios mais eficazes para que ela se desenvolva e a escola possa cumprir sua função social.

CRIANÇAS DE 02 À 03 ANOS
                  Para as crianças de até 03 anos deverá ser desenvolvido o conteúdo expressividade, por meio de brincadeiras ritmadas e de roda, mímicas e gestos, canções de ninar, canto e movimento, pois estas atividades propiciam o conhecimento do corpo, o desenvolvimento da capacidade de expressão e os movimentos inerentes à dança.


CRIANÇAS DE 04 E 05 ANOS                       
                  Às crianças maiores, de 4 a 5 anos de idade, propõem as danças regionais, cirandas e brincadeiras de roda e outras atividades, visto que essas atividades possibilitam a realização de movimentos rítmicos e expressivos, além da socialização das crianças. Uma das sugestões para se trabalhar com a dança é a partir da organização de projetos em que as crianças possam aprender a origem e a história da dança; seus passos, a confecção de convites e cartazes, dentre outras atividades.

A COTAÇÃO DE HISTORIA
                 A literatura infantil deve fazer parte das leituras do professor e ser apreciada por este, uma vez que não seria significativa para a criança a leitura de um texto do qual o professor não gostasse ou não o conhecesse. Portanto, o professor deve sempre estar familiarizado com as histórias que serão trabalhadas na sala de aula e, além disso, deve sempre buscar conhecer novas leituras, pois assim estará aumentando seu repertório, criando um leque de possibilidades para a realização das cotações ou leituras de histórias.

                  É importante ressaltar que o professor não precisa atuar sempre como um contador de história, ou seja, não é preciso que ele memorize as histórias, pois isso certamente seria um trabalho árduo para a maioria dos professores, que já tem o seu dia bastante atribulado. Ele pode ser perfeitamente um ótimo leitor de história; basta que, como já foi dito, conheça a obra que será lida e se prepare previamente para a realização da leitura mediando o encontro da criança com o texto. Todavia é imprescindível que o professor seja capaz de criar, improvisar e de instigar a curiosidade, estimulando, assim, a imaginação, para que as crianças construam suposições a respeito do final do texto, “prendendo” a atenção delas do início ao fim, através do divertimento que a atividade promove.



ORGANIZAÇÃO DO COTIDIANO

                   A rotina representa a estrutura sobre a qual será organizado o tempo didático, ou seja, tempo  de trabalho educativo realizado com as criança. Deve envolver os cuidados, as brincadeiras e as situações de aprendizagem orientadas.

Considera-se atividades permanentes, entre outras:

a)     Brincadeiras no espaço externo e interno;
b)    Roda de histórias;
c)     Roda de conversas;
d)    Ateliês ou oficina de desenhos, pintura, modelagem, recortes, colagens, músicas;
e)     Atividades diversificadas por ambientes organizados por temas ou materiais á escolha da criança, incluindo momentos para que as crianças possam ficar sozinhas se assim o desejarem;
f)      Cuidados com o corpo (escovar dentes, cortas unhas, banho,).
g)     Organização de cantinhos: da leitura, da ciência e dos brinquedos;
h)     Merenda Escolar;
i)       Recreação e jogos;
j)       Aquisição de conhecimento;
k)     Avaliação diagnóstica contínua e sistemática do aprendizado.


PROJETOS DE TRABALHO

                   A proposta da Educação Infantil da E.M.E.I. Enfermeira Maria dos Santos alem do ensino convencional, trabalhar com projetos pedagógicos.
                 Os projetos pedagógicos são conjuntos de atividades que trabalham com conhecimentos específicos construídos a partir de um dos eixo de trabalho que se organizam ao redor de um problema para resolver ou um produto final que se quer obter. Possui uma duração que pode variar conforme o objetivo, o desenrolar das várias etapas, o desejo e o interesse das  crianças pelo assunto tratado.
                 A Característica principal dos projetos é a visibilidade final do produto e a solução do problema compartilhado com as crianças. Ao final um projeto, pode-se dizer que a criança aprendeu porque teve uma intensa participação que envolveu a resolução de problemas de natureza diversas.( Como as datas comemorativa que trabalhamos durante o mês).
Soma-se todas essas características mais uma, ligado ao caráter lúdico que os projetos na educação infantil têm. Os projetos propostos para o ano em curso, entre outros, são:

1.         PÁSCOA
2.         HIGIENE CORPORAL E BUCAL
3.         MEIO AMBIENTE.
4.         RECREAÇÃO.
5.         BRINCANDO E APRENDENDO COM A ARTE
6.         SEMANA DA CRIANÇA
7.         FAMÍLIA.
8.         FESTAS JUNINAS
9.         CULTURA.
10.     TRÂNSITO.
11.     TRABALHAR O DIA DO ÍNDIO
12.     NATAL.

                   Além dos projetos citados, a Educação Infantil, desenvolverá, durante todo o ano o projeto “ Brincando e Aprendendo com  a Arte”, inserido em todos os conteúdos trabalhados.


OBSERVAÇÃO, REGISTRO E AVALIAÇÃO FORMATIVA.


                    A Lei de Diretrizes e bases da educação, sancionada em dezembro de 1996, estabelece, na seção II, referente á educação infantil, art. 31 que: “... A avaliação far-se-á


mediante o acompanhamento e registro de seu desenvolvimento, sem objetivo de promoção, mesmo para o acesso ao ensino fundamental”.
        A avaliação é entendida, prioritariamente, como um conjunto de ações que auxiliam o professor a refletir sobre as condições de aprendizagem oferecidas e ajustar sua             prática ás necessidades colocadas pelas crianças. Tem como função acompanhar, orientar, regular e redirecionar o processo de ensino aprendizagem como um todo.
                   Nesse sentido, professores e coordenadores avaliarão durante todo o ano os alunos, identificando o nível da escrita, segundo a concepção de Emília Ferreiro, dando ênfase aos alunos do Infantil V, preparando-os para o ingresso no Ensino fundamental.
                A turma do Infantil V participará  de  uma provinha, que será aplicada no mês de Novembro, com o objetivo de avaliar o nível de aprendizagem das crianças de 05 anos.


OS RECURSOS MATERIAIS E HUMANOS

                   Têm presença obrigatória e são cuidadosamente planejados para que sua utilização e ações realizadas atendam as expectativas e anseios da comunidade INTRA e EXTRA- ESCOLAR.




DOS PRÉDIOS, EQUIPAMENTOS E INSTALAÇÕES.   

    A adequação do espaço físico, bem como os equipamentos e instalações, fazem parte da luta constante e tornam-se prioridades para que se tornem coerentes com necessidades á realidade da educação infantil.


OS RECURSOS MATERIAIS

                   Os recursos materiais, didático-pedagógicos, utilizados e pré-escolas são adquiridos da seguinte forma:
a)     Aquisição de material com recursos da Prefeitura Municipal de Juazeiro do Norte e Secretaria de Educação.
b)    Aquisição de material através de parcerias e doações.
       
       c) Recursos do PDDE, verba do governo Federal para complementar as escolas públicas.


RECURSOS MATERIAIS, DIDÁTICOS, PARA SEREM ADQUIRIDOS
COM RECURSOS DA PREFEITURA MUNICIPAL DE JUAZEIRO DO NORTE.

·        Livros didáticos e paradidático;
·        Fantoches;
·        Jogos pedagógicos;
·        DVD;
·        Quadro negro;
·        Giz
·        Apagador.
·        Lápis Grafite e colorido;
·        Giz de cera;
·        Massa de modelar;
·        Cadernos,
·        Cola branca ;
·        Estêncil
·        Álcool para estêncil;
·        Papel ofício, crepom, madeira, veludo, laminado, dúplex, dupla fase, etc.;
·        Tinta guache;
·        Envelopes;
·        Borrachas;
·        Apontador;
·        Tesouras;
·        Pincel atômico e de pelo;
·        Cartolina
·        Isopor
·        Cola para isopor, etc


 4.  POLÍTICA DE VALORIZAÇÃO E PROFISSIONALIZAÇÃO DOS RECURSOS HUMANOS

                 Garantia de formação inicial com o mínimo exigido pela LDB-Lei de Diretrizes e Bases Nº. 9.394/96 para as professoras da Educação infantil, modalidade normal, ou pro – infantil. 
                 Garantia de admissão dos professores por meio de concurso público de prova de conhecimento e de títulos conforme exigência da Constituição Federal de 1988.
                 Garantia de órgão executivo que possibilite ao sistema de educação do município de supervisionar, acompanhar, avaliar o funcionamento de creches e pré-escola, através de visitas sistemáticas de técnicos para observação e registro de avanços e dificuldades do processo pedagógico, assim como o acompanhamento da Diretora Administrativa da E.M.E.I. dos Santos.

4.1. POLÍTICA DE RECURSOS HUMANOS QUADRO DE PESSOAL (Incluindo escolaridade e atribuições ) 

             A EMEI atualmente funciona com um grupo de pessoas envolvidos direto ou indiretamente para o crescimento da nossa entidade, atualmente o quadro pessoal vem de:

02 -  Vigias
01 - ASG
02 - Merendeiras
08 - Professores  
01 - Diretora administrativa 
              O nível de escolaridade dos vigias, merendeira e ASG são todos de ensino médio, já os professores todos tem nível superior e outro já pos- graduado. Todos dentro da Educação infantil.



- O sistema de organização da escola


         Os níveis de ensino da Escola de Educação Infantil Enfermeira Maria dos Santos está distribuído em: Creche (Infantil II (Berçário II) , Crianças de 2 anos) Pré-Escola (Infantil III/ Maternal, infantil IV /Jardim I infantil V/ Jardim II)


Turma
N° de Alunos
Professores
Formação
Infantil II
( Berçário)
20
Cicera Alves Soares
Sidia Lobo Calou
Historia _ Pós- Graduada em Ed. Infantil
Bilogia_Pós–Graduadaem Psicodapedago
Infantil lIII   “A””
18
AnnyCataryna da Silva Santos
Alcildeny Lopes Pereira                
Educação Física Pós-Graduada Em Ed. Infantil
Historia- Pós Graduada Em Ed. Infantil
Infantil III “B”
12
Ana Chirlhys Macedo dos Santos
Português – Pos- formação
Infantil IV “A”
16
Josefa Gomes dos Santos
Matemática – Pós Graduada
Infantil  IV “B”
14
Lucia Inácio Barbosa
Historia – Pós Graduada Em Ed. Infantil
Infantil V
16
Ana Chirlhys dos Santos
Português- Pos- Formação

,

 PARCERIA COM AS FAMÍLIAS

       O Estatuto da Criança e do adolescente reafirma, em seu termos, que a família é a primeira instituição social responsável pela efetivação dos direitos básicos da criança. Cabe, portanto, A E.M.E.I. Enfermeira Maria dos Santos, estabelecer um diálogo aberto com as famílias, considerando-as como parceiras e interlocutores no processo educativo infantil.
   Para manter essa parceria com as famílias a E.M.E.I. Enfermeira Maria dos Santos constituiu a APM Associação de Pais e Mestres da Escola que é formado com membro do corpo docente e funcionários, bem como de representantes da comunidade. A Associação de Pais e Mestres é um elo de ligação para o diálogo assim como estabelecer as prioridades da escola para que possa ser atendida toda a necessidade nela existente.
   Além desta associação, no trabalha de rotina da creche e pré-escola, há comunicação entre professores, criança e família, como uma atividade ativa e bem informal.
Todos os dias as mães deixam seus filhos na porta da sala, trocam  informações com a escola, são convidadas para apreciarem os trabalhos de seus filhos, festividades, bem como para a culminância de projetos executados pelos mesmos.

PARCERIAS COM ONG’ E ORG’S

       A Educação Infantil manterá articulação com outras instâncias que são responsáveis pela construção conjunta de políticas para a infância tais como:
    - Assistência social – secretaria do trabalho e Ação Social e Conselho Tutelar que atende ás famílias das crianças de zero á cinco anos. Com ações proposta nas áreas: do social, da educação e da saúde Essas parcerias que buscam trabalhar as relações afetivas existentes nos núcleos familiares; Possibilitar o estímulo e a valorização da capacidade funcional das famílias envolvidas, de modo a elevar sua auto-estima, facilitar a vivência grupal de modo a oportunizar a descoberta de seus valores, sua identidade e suas potencialidades como forma de aprimorar as relações humanas. 

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